[AULA 15: 05 de maio/2011, quinta-feira]
cartografias 1 - apreensão grupos - troca indicadores
Na primeira metade da aula, os grupos deveriam ir até seu "quadrado" de intervencão a fim de buscar o indicador e as legendas sensíveis que as ambiências de cada área. Ao chegarem em sala de aula, cada grupo apresentou seus indicadores* e legendas, enquanto se consolidava um debate em classe a respeito da sua validade ou significado sensível - ou em termos de sensação. Foi decidido também a cor que deveria representar cada legenda nas cartografias a ser desenvolvidas pelos grupos na seqüência das atividades. Também foram divulgadas em sala de aula (e, posteriormente, por e-mail, as notas parciais dos alunos, relativas às atividades realizadas até o momento).
Quanto aos indicadores e legendas, ficou assim, proposto:
QUADRADO 1
O grupo encontrou no lugar espaços "heterogêneos" e "homogêneos", que, segundo ele, têm ao longo do dia diferentes características.
Indicador: Diversidade
Legendas: Dia (amarelo); Noite (vermelho); Dia/Noite (laranja)
QUADRADO 2
Quanto aos indicadores e legendas, ficou assim, proposto:
QUADRADO 1
O grupo encontrou no lugar espaços "heterogêneos" e "homogêneos", que, segundo ele, têm ao longo do dia diferentes características.
Indicador: Diversidade
Legendas: Dia (amarelo); Noite (vermelho); Dia/Noite (laranja)
QUADRADO 2
Como a área tem como função predominante o uso residencial e diferenças de cota bastantes acentuadas, o grupo sentiu o seu quadrado como uma espécie de deserto, onde ora as construções dão as costas para o espaço público, ora culminam numa sensação de barreira urbana. Tudo percebido em diferentes gradações.
Indicador: Inóspito
Legendas: Gradação de cor (roxo)
QUADRADO 3
Na sensação de estar oprimido ou pressionado no espaço público, levando em consideração seus diferentes espaços e configurações, o grupo aposta numa sensação que confere o ritmo da população em meio ao espaço urbano.
Indicador: Aglomeração
Legendas: Movimento e Parado (rosa e verde, respectivamente, em gradação de cor do menos aglomerado ao mais aglomerado)
QUADRADO 4
Para dar conta de mapear o seu indicador, o grupo sugere duas cartografias, ou seja, dos mapas distintos: uma considerando o dia cronológico, e outro considerando a noite cronológica.Indicador: Vazio
Legendas: Dia - 10h às 16h (azul); Noite - 16h - 20h (azul)
Divisão dos alunos em quatro grupos (quadrados/áreas de intervenção)
*Numa observação posterior, por e-mail, ao grupo, a prof. Paola sugeriu a troca de nomenclatura de dois indicadores, cujos termos pudessem caracterizar melhor uma ambiência (a qual depende da percepção, ou seja, de uma experiência mais subjetiva). Ao invés dos termos atuais termos objetivos diversidade e aglomeração, poderia-se ter os termos mistura e muvuca. A sugestão de troca ainda não foi debatida em classe.
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