quinta-feira, 24 de março de 2011

AULA 3


[AULA 3: 22 de março/2011, terça-feira]
Oficina experiência de apreensão 1 - derivas (Paola)
Discussão textos 1



Nesta aula o tema central foi a discussão dos textos referentes à Oficina 1 (derivas), coordenada pela prof. Paola. Em meio às discussões dos textos, delineou-se brevemente alguns dos reflexos que o Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo gerou para a criação do Urbanismo - e do próprio termo Urbanismo Moderno - dividido nas seguintes fases:

1: modernização das grandes cidades e as reformas urbanas - meio-final do séc. XIX e início do séc. XX
2: vanguardas modernas - cidades utópicas, críticas às cidade existentes, futuristas, criação da Bauhaus, etc. - anos 1910 a 1920
3: Movimento Moderno propriamente dito, com a criação dos CIAMs - 1928 a 1959
4: Modernismo - Carta de Atenas na prática, conjuntos habitacionais, construção em massa, Team X como reação ao pensamento moderno - pós-guerra até anos 1960-70

E, relativamente aos textos, que ilustram, de certo modo uma reação ao pensamento moderno ou alternativas no que diz respeito à leitura e compreensão do espaço, indicou-se as idéias principais do grupo Internacional Situacionista, liderado pelo francês Guy Debord, que investia na construção de situações como técnica (psicogeografia) e prática (deriva) de reconhecimento da cidade a partir de uma geografia afetiva ou subjetiva.

Ao final da aula, sugeriu-se que a turma fosse dividida em grupos de 3 a 5 alunos para "derivar" pela cidade na aula seguinte. Ficou, portanto, o convite ao "jogo":

Deriva=Jogo
Regra geral=Lugar/Hora
Regra grupo=Inventar

15h30 - Início deriva (esq. Rua da Forca/7 Setembro)
16h30 - Final deriva
17h00 - Início apresentações (relatos) em atelier


Nota: para quem não conseguiu ler a tempo os textos (conforme indicação no Cronograma da disciplina enviado para o Grupo anteriormente) da primeira discussão e gostaria de fazer a leitura, segue links dos [Textos 1]:

Guy Debord, 1958

2- Breve Histórico da Internacional Situacionista
Arquitextos/Vitruvius outubro 2003

3- Elogio aos errantes
Arquitextos/Vitruvius outubro 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário