quinta-feira, 31 de março de 2011

SOBRE OFICINA 3


Caros estudantes,

disponibilizamos o cronograma da Oficina 3, juntamente com os textos de leitura obrigatória para próxima aula [05 de abril/2011, terça-feira]:


Obs.: leitura das páginas 82 a 87.


OFICINA 3: Experiência de Apreensão 3 – Memórias
Coordenação: Felipe Musse, João Pena e Osnildo Wan-Dall Jr.

Tema: Memórias de tempo e espaço: lugar – ou O lugar da memória

Objetivos: dentro do tema geral da disciplina, Partilha e Conflito no Espaço Público, ampliar o entendimento do lugar a partir da compreensão do que o constitui no plano do sensível, compreendendo espacialidades e temporalidades diversas e inesgotáveis; incitar reflexão sobre o que faz do lugar um lugar no que concerne às memórias.

Local: Atelier 5 da FAUFBA

Cronograma:
Dia 01: 05 abril, 2011 – discussão Textos 3
[links para download disponíveis aqui no blog]
Duração: 2 horas
Dia 02: 07 abril, 2011 – trabalho de campo
Duração: 4 horas
Dia 03: 11 abril, 2011 – apresentação grupos
            Duração: 2 horas

Metodologia: leitura prévia dos textos de apoio; exposição, discussão e conceituação da proposta e das definições apresentadas; dinâmica de relatos e construção de temas; elaboração de estratégias de aproximação e identificação dos lugares; trabalho de  campo para verificação e descoberta dos lugares; sistematização e representação dos levantamentos; formulação de relatos e exposição dos produtos; discussão final, conclusão e encerramento da oficina.

Programa:
a) divulgação da oficina no blog no dia da última aula anterior ao início dos trabalhos com indicação e incentivo da leitura dos textos de apoio e sugestão de uma pesquisa própria sobre o tema “lugar”.

b) aula 1: exposição [explicação e apresentação da proposta], discussão e debate sobre os conceitos dos textos de apoio; atividade de identificação e descrição de lugares da memória na experiência em grupo; agregação de temas comuns e particulares; exibição de trechos do filme Por uma outra globalização, de Milton Santos.

c) aula 2: trabalho de campo na Avenida Sete com coleta de informações e aplicação das estratégias elaboradas para identificação, descoberta e busca de lugares a partir das memórias unindo, de certo modo, as experiências obtidas com as duas oficinas anteriores da disciplina (derivas e entrevistas); indicação da confecção/utilização, em grupos, de mapas e cartografias ou outras formas de representação dos lugares a partir das memórias.

d) aula 3: apresentação dos relatos e resultados construídos; discussão da relação memória e lugar com o tema Partilha e Conflito no Espaço Público; encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário