segunda-feira, 13 de junho de 2011

AULAS 20 E 21

[AULA 20: 24 de maio/2011, terça-feira]
 cartografias 2 - apreensão moradores - esolha interlocutores (qual a ambiência daquele lugar?)
Trabalho de campo

[AULA 21: 26 de maio/2011, quinta-feira]
cartografias 2 - apreensão moradores - entrevistas/escolha indicadores (grupos trarão respostas para escolha dos indicadores; tentar usar termos dos entrevistados)

Nesta aula cada grupo apresentou os indicadores* e legendas mencionados pelos interlocutores abordados em campo, enquanto se consolidava um debate em classe a respeito da sua validade ou significado sensível - ou em termos de sensação. É importante dizer que a ida a campo pelos grupos durou uma tarde (horário de atelier), avançando até o início da noite. Foi decidido também a cor que deveria representar cada legenda nas cartografias, bem como a definição de cada cartografia. Ficou assim proposto:


QUADRADO 1
Dentre as palavras-chave mencionadas pelos interlocutores, o grupo identificou a área como de "bem-estar", de agradabilidade e de prazer.
Indicador: Segurança
Legenda: Cor azul (gradação)


QUADRADO 2
Os indicadores sugeridos priorizavam a diferença nas relações entre todos os que usam a área em questão, indo de "terra de murici" a "todo mundo de conhece".
Indicador: Vizinhança (Interação)
Legenda: Cor marrom (gradação)

QUADRADO 3
A maioria dos interlocutores respondia sobre suas percepções da área mais relativamente às relações comercias, justamente por se tratar do trecho da Av. Sete de maior trânsito entre vendedores e compradores.
Indicador: Afeto
Legenda: Cor vermelho (gradação)

QUADRADO 4
Também prezendo o sentimento de "lugar tranqüilo" e de "vizinhança", o indicador escolhido pode confundir-se com "sossego".
Indicador: Respeito
Legenda: Cor verde (gradação)

Quadro de indicadores e legendas relatados pelos interlocutores (por grupo) 

*Em discussões posteriores por e-mail, chegou-se à conclusão de que o indicador interação deveria ser substituído por vizinhança, no receio de que os interlocutores, posteriormente, pudessem fazer um mapeamente equivocado por não compreenderem bem o inficador. Cabe dizer que também suspeitou-se da validade do indicador segurança, onde deveria ficar claro que o indicador dizia respeito à sensação de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário