terça-feira, 1 de novembro de 2011

AGOSTO | Definição e apresentação das "questões"

AGOSTO

AULA 36 (dia 16, terça-feira) - AULA 37 (dia 18, quinta-feira)
AULA 38 (dia 23, terça-feira) - AULA 39 (dia 25, quinta-feira)
AULA 40 (dia 30, terça-feira)


Nesse início de semestre uma de nossas alunas de intercâmbio, Mélanie (Lille - França), nos deixou, mas, enquanto ela voltava pra casa, recebíamos aqui três novos alunos, colegas de faculdade de Mélanie: Constance, Laure e Fredinand; e ainda o aluno regular da FAUFBA Fábio Steque, que já cursara o Atelier 5 em 2010.1, e que estava em intercâmbio no Porto, em Portugal. Poucos dias depois, recebemos também na turma também a aluna regular da FAUFBA Jamille Bastos, que também já cursara o Atelier 5 em 2010.1, e que estava em intercâmbio em Munique, na Alemanha. E ainda depois, passaram a freqüentar nossas aulas de atelier os alunos, também regulares da FAUFBA, Caio Mendes e Rafael Marques. 

A partir dessa postagem serão colocadas aqui algumas fotografias do quadro branco da sala de aula feitas pelo prof. Eduardo. Essa ajuda com as fotos também aconteceu ao longo do semestre passado, quando os profs. Eduardo e Paola, por vezes, complementaram os relatos do Blog com as sínteses de determinadas aulas. 


A primeira aula do semestre (15) foi "transferida" para o dia anterior, para que os alunos pudessem assistir à mesa-redonda "Homens lentos, espaços opacos e rugosidades: atualização de conceitos de Milton Santos", no Auditório Mastaba da faculdade, com a presença dos profs. Ana Clara Torres Ribeiro (UFRJ), Cassio Hissa (UFMG), e Ana Fernandes e Paola Berenstein Jacques, da FAUFBA.

Na aula seguinte (18), nosso primeiro encontro efetivo do semestre, debatemos o texto de Milton Santos  "A Força do Lugar" (livro "A Natureza do Espaço"), que os alunos leram previamente. Ao longo do debate foram retomadas as questões de cada grupo (sínteses), que começaram a ser elaboradas com a apresentação final do semestre anterior, relacionando-as com o tema da disciplina. Relacionando "partilha e conflito no espaço público", as questões devem sempre ter em mente seu aporte na cidade.

Depois, na aula do dia 23 (início da "Etapa 1" das atividades do atelier), os alunos apresentaram suas questões, articulando-as com o tema central do atelier; bem como a proposta de textos/projetos para indicá-los e apresentá-los posteriormente em sala de aula. As questões centrais foram assim definidas:


Grupo 1: Limites e zonas de transição
(Angela Aguiar, Hélia Braga, Larissa Miguel, Natália Coutinho, Sophia O´Sullivan + Caio Mendes, Jamille Bastos e Rafael Marques)
 
Grupo 2: Rua como espaço de relações
(Daniel Sabóia, Patricia Almeida, Marina Barreto, Fábio Steque e Laure Chaigneau)

Grupo 3: Apropriação do espaço público
(Anderson Freitas, Crislâine Anchau, Dilton Lopes, Felipe Dansiger, Jarbas Fernandes, Karolina Naves e Stella Moraes)

Grupo 4: As ambiências do (uso) misto (reverberações no espaço público)
(Victor Telles, Marina Moreira, Vinicius Bustani, Vitória Marechal, Carolina Castro, Ferdinand Maigre e Constance de Regloix)

 
Quadro com a questão (síntese) de cada grupo a ser trabalhada ao longo desse semestre 

No dia 25 os grupos foram liberados para fazerem pesquisa bibliográfica, e voltariam ao atelier na metade da aula para divulgação à turma dos textos a serem debatidos nas duas aulas seguintes: 30/agosto (grupos 1 e 2) e 01/setembro (grupos 3 e 4). Nessas aulas também seriam apresentados e analisados os projetos propostos pelos grupos, articulando todo o debate com as questões. Pedimos aos alunos que escrevessem também um pequeno texto-síntese do debate/ apresentação para que pudéssemos disponibilizá-los no Blog.

Quadro com a escolha dos textos para debate feita por cada grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário