domingo, 20 de novembro de 2011

NOVEMBRO | APRESENTAÇÃO TRABALHOS DUOS E TRIOS

AULA 58 (dia 01, terça-feira) - AULA 59 (dia 03, quinta-feira)
AULA 60 (dia 08, terça-feira) - AULA 61 (dia 10, quinta-feira)
AULA 62 (dia 15, terça-feira) - AULA 63 (dia 17, quinta-feira)

Com exceção dos dias em que não houve aulas por ocasião da ACTA (Semana Integração FAUFBA, dia 08) e do feriado em celebração à Proclamação da República (dia 15), as aulas que seguiram à apresentação ds diretrizes das propostas e divisão interna de grupo, foram dedicadas à orientação dos trabalhos em duos e trios, em sala de aula.

Na seqüência, na última quinta-feira (17) houve a apresentação dos trabalhos desenvolvidos em duos e trios. A apresentação aconteceu por grupos (Grupos 1 a 4) - com a ausência da prof. Paola, que estava em Belo Horizonte participando de dois eventos (SIMPURB e Cidade e Cultura).

Ao final da apresentação de cada grupo, houve um pequeno debate sobre o que foi apresentado. Foram questionadas a pertinência das propostas e feitas algumas considerações no que tangia à questão da representação gráfica das propostas, bem como questionou-se sobre os desdobramentos futuros e as ideias de conclusão das propostas. De um modo geral, todas as apresentações dos processos foram muito satisfatórias. Os estudantes voltam, a partir de agora, a trabalhar em grupos sobre o plano geral de intervenção. Abaixo, uma pequena síntese dos trabalhos, em ordem das apresentações:




Grupo 2: Daniel Sabóia, Patricia Almeida, Marina Barreto, Fábio Steque e Laure Chaigneau

O trabalho "Avenida Contorno: o cotidiano como resistência" está baseado num plano geral de intervenção que considera três diretrizes processuais: colisão (criação de acessos apropriáveis a determinadas áreas onde não há permeabilidade ou contato entre determinadas comunidades ou pessoas, e também a ligação entre as praias do MAM e a da Preguiça); transposição da Avenida Contorno, com a ligação entre os dois lados da via; e conexão (previsão de pontos de ônibus nos locais de intervenção ao longo da Av. Contorno e a proposta de uma "via náutica" com outras novas paradas propostas). O grupo também apresentou alguns projetos complementares à proposta geral, como um quebra-mar na praia da Preguiça e o cobrimento da "vala" que margeia a Av. Contorno.


Ilustração-síntese da apresentação da Trabalho Grupo 2

 O grupo 2 decidiu não se dividir em duos ou trios, apresentando, portanto, um único trabalho, com a justificativa de dar, nesse momento, maior unidade nas intervenções. A divisão em duos e trios ocorrerá na seqüência dos trabalhos: a partir da intervenção global apresentada na última aula, os estudantes desenvolverão os projetos  - cujos locais de intervenção e algumas propostas formais já foram indicados.




Grupo 4:

O grupo 4 foi dividido em duas duplas e um trio, e assim o trabalho, que se propõe criar áreas de ambiência do misto no bairro Pituba, foi dividido em três temporalidades: dia, noite (ambos considerando o período entre 2ª e 6ª feiras) e fim de semana (considerando as temporalidades dia e noite), que aparece como temporalidade por ter sido notado uma temporalidade específica nos dias que compreendem este período: a de "esvaziamento" do espaço urbano. As equipes apresentaram as conclusões sobre essas temporalidades a partir de suas interpretações e também a partir da intermediação de locutores, apontando, por fim, suas propostas de intervenção em três pontos distintos - as quais não estão, necessariamente, relacionadas às referidas temporalidades.


Dia: Dupla 1: Constance de Regloix e Vinicius Bustani 

Relacionando as atividades do Dia e os espaços onde não há a ambiência do misto, a dupla propôs intervir na Rua Messe do Amor, nos seus dois trechos - peatonal e onde há circulação de veículos. Assim, é proposta uma feira com características distintas, uma fixa e outra flexível (móvel). A dupla também propôs uma intervenção na Lagoa próxima, urbanizando-a.


Ilustração-síntese da apresentação do Trabalho Dupla 1 - Grupo 4


Noite: Trio: Carolina Castro, Ferdinand Maigre e Vitória Marechal

A apresentação da temporalidade Noite contou com a constatação de determinados pontos de muvuca existentes na área de intervenção, e a vontade da realização nesses espaços de táticas que proporcionem maior segurança, entre outros fatores. A noite foi claramente abordada como tempo cronológico (reflete-se isso também na apresentação gráfica da equipe). Chamamos a atenção da equipe quanto a pertinência de considerar a noite não somente como contraposição ao dia, uma vez que ela abarca personagens e temas próprios. Propostas que consideram apenas essa condição de noite podem acabar, muitas vezes, por considerar que a solução para dar segurança a estes espaços da noite, como maior iluminação pública ou a criação de equipamentos de lazer noturno, acabem por torná-los um "dia" artificial - deixando de considerar, de fato, a importância do espaço noturno na cidade. Faz-se necessário, talvez, pensar outros dispositivos de segurança que tragam à noite a própria "luz da noite".

Ilustração-síntese da apresentação do Trabalho Trio - Grupo 4


Fim de semana: Dupla 2: Marina Moreira e Victor Telles 


A dupla apresentou a temporalidade Fim de semana, em que foram observados alguns trechos da orla do bairro: aridez e maus cuidados na relação do passeio com a faixa de areia foram os aspectos principais que nortearam as intenções de projeto. As intervenções apresentadas, por sua vez, trataram de proporcionar uso especialmente a esses espaços, com a instalação de porta-barracas sob o passeio, novos abrigos de ônibus que pudessem servir também de dormitório a moradores de rua, e também um uso mais intenso da Rua Sergipe.


Ilustração-síntese da apresentação do Trabalho Dupla - Grupo 4




Grupo 3:

O grupo 3 também dividiu-se em duas duplas e um trio. Trabalhando com o tema apropriação, as áreas de intervenção escolhidas foram três: a conexão entre duas áreas próximas, a Praça Nossa Senhora da Luz e a Praça Wilson Lins, na Pituba; e a praça do Shopping Iguatemi. 


Trio: Anderson Freitas, Dilton Lopes e Stella Moraes

O trio vem desenvolvendo um trabalho interessante de conexão e desejo de apropriação (uso efetivo) de duas praças do bairro Pituba, em parceria com uma das duplas do grupo. A Praça Nossa Senhora da Luz ganhou um novo desenho e uma conexão direta com a praça Wilson Lins, situada nas imediações, junto à orla. A proposta de conexão entre as praças por de baixo da via (orla), agora elevada neste trecho), tem intenção de permeabilidade ao longo de um "vazio de possibilidades".


Ilustração-síntese da apresentação do Trabalho Trio - Grupo 3

Dupla: Karolina Naves e Felipe Dansiger

A dupla, que durante o processo projetual conversou diretamente com o trio responsável pela intervenção na Praça Nossa Senhora da Luz, propõe novos usos à praça Wilson Lins, desenhando-a e provendo-a de atividades tais como chuveiros públicos e um grande espaço para atividades efêmeras. Algumas questões referêntes à dimensão (escala) de alguns elementos arquitetônicos, como escadas que poderiam ter os degraus mais amplos e maiores, foram considerados no debate que se seguiu à apresentação.

Ilustração-síntese da apresentação da Trabalho Duo 1 - Grupo 3

Dupla: Crislâine Anchau e Jarbas Fernandes

Na praça do Iguatemi, a dupla Crislâine e Jarbas apresenta possibilidades de novos fluxos, especialmente de pedestres, a partir da intervenção proposta. Elementos como água, vegetação e mobiliário urbano foram considerados no intuito de criar maior permanência nessa praça caracterizada pelo grupo como um grande lugar árido e de passagem.

Ilustração-síntese da apresentação da Trabalho Duo 2 - Grupo 3




Grupo 1:

O Grupo 1 também havia se dividido em três equipes: uma dupla e dois trios, cada um responsável por uma determinada área da região Barra/Graça. No intuito de trabalhar com a questão de limites e zonas de transição (ligações verticais e horizontais), o grupo propôs fazer ligações horizontais e verticais na enconsta/ frontispício do Corredor da Vitória voltada para a Baía de Todos os Santos. Uma das duplas (Caio e Rafael), no entanto, responsável pela área do terreno da paróquia (Graça), estacionamento e Museu de Arte da Bahia, não compareceu à apresentação.

A outra dupla (Hélia e Sophia) estiveram presentes, mas também não realizaram apresentação, pois disseram ainda precisar conversar mais sobre suas inquietações referentes à proposta de intervenção na Vila Brandão. Seguiu-se, então, ao final da aula, um debate sobre intervenção em favelas, alimentado pelas experiências pessoais do prof. Eduardo em Alagados e as intervenções lá propostas para o mínimo possível de interferência na comunidade. O professor disse que nossos paradigmas, como técnicos, são diferentes dos moradores dessas comunidades, e que o trio de alunas deveriam primeiramente esgotar as possibilidades de intervenção antes de propor a relocação total da comunidade - mesmo que para um terreno muito próximo ao local onde hoje está instalada a comunidade. 

Trio: Angela Aguiar, Jamille Bastos, Larissa Miguel


O trio responsável apresentou suas propostas de ligações verticais e horizontais na encosta do Corredor da Vitória/ Baía de Todos os Santos. As ligações verticais se dariam apor meio teleféricos e as horizontais, principalmente, pela desapropriação de píeres privados e a criação de uma via náutica. Ambas permitiriam o uso público do frontispício. Além disso, a equipe prevê uma biblioteca como novo uso da residência universitária da UFBA, incluindo ali um plano inclinado e um mirante público.

 
Ilustração-síntese da apresentação da Trabalho Trio 1 - Grupo 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário