terça-feira, 1 de novembro de 2011

JULHO | Encerramento do semestre 2011.1

JULHO 

AULA 34 (dia 12, terça-feira) - AULA 35 (dia 14, quinta-feira)


Continuando com as postagens, eu e João tentaremos completar o nosso "diário de bordo" com uma síntese das últimas aulas do semestre passado, que se seguiram ao workshop com a equipe do Laboratório CR CRESSON CNRS - França e o Laborátio Urbano (PPG-AU/FAUFBA).


De acordo com nosso calendário de aulas, na aula do 12 de julho foram feitas tanto a avaliação do workshop como do semestre em atelier como um todo. Os alunos também entregaram a resenha do livro "Quando a rua vira casa", de Carlos Nelson Ferreira dos Santos e Arno Vogel.

Na avaliação da disciplina, os alunos manisfestaram suas opiniões sobre o que foi bom e o que faltou durante o semestre; suas expectativas para o semestre seguinte. Foi falado sobre a carga horária por vezes "curta" para desenvolver determinadas etapas do processo de trabalho e também sobre a o resultado final das cartografias produzidas (e a consequente credibilidade que há nas suas informações, que acabam "virando verdade").

Colocou-se também uma questão importante: continuar ou não a trabalhar na Avenida Sete? Entendendo com isso a possibilidade de extrapolar o conhecimento adquirido nos "quadrados" para demais áreas da cidade; ou até mesmo aprofundar esses mesmos conhecimentos em áreas já estudados na própria Avenida Sete - "mapear tudo de novo em outras áreas? Usar os dados já mapeados na Avenida Sete em outro lugar?": o certo é que os próprios grupos decidiriam o que fazer. Não daríamos às equipes nem área nem programas prévios; com o que fizeram ao longo do semestre, os grupos seriam capazes de identificar as questões importantes de trabalhar (4 grupos = 4 questões) - e, pensando em cidade, decidir o que, onde, como e de que maneira iriam trabalhar. Tudo de acordo com a análise da aplicação das questões sintetizadas no final do semestre. A partir dessas questões, seriam, então, definidas as áreas de trabalho e também as escalas de trabalho, que poderiam ser distintas entre os grupos. Os grupos, por sua vez, começariam o semestre como grupos, mas dividiriam-se em duplas ou trios em meados do semestre para aprofundar as propostas projetuais que se seguiriam.


Os alunos pediram que, ao longo do próximo semestre, fossem debatidos alguns textos e analisados alguns projetos de espaços públicos como base para o processo seguinte, e que tivéssemos mais conversas sobre o andamento do trabalho, assim como essa última conversa de fechamento do semestre. Portanto, foi definido que começaríamos o semestre com a discussão do texto "A força do lugar", de Milton Santos. O semestre seguinte seria dividido, basicamente, em dois meses para definir a proposta de trabalho e mais dois meses para desenvolvê-la.


Na aula seguinte, dia 14 de julho, foram divulgadas as notas finais do semestre.

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