sábado, 30 de abril de 2011

AULA 12


[AULA 12: 21 de abril/2011, quinta-feira]
Feriado Nacional - Semana Santa


[AULA 13: 26 de abril/2011, terça-feira]
Oficinas 4 e 5 - imagens (Xico Costa) e corporalidades
(Fabiana Britto) - apresentação de trabalhos 4 - 5

O objetivo da aula foi a apresentação das sínteses das Oficinas 4 e 5. Os alunos, divididos em quatro grupos, relataram suas experiências em campo, as quais tiveram como base as discussões geradas nas duas últimas oficinas e a "regra geral" da atividade: sínteses que tenham surgido a partir de uma imagem e que registrassem alguma corporalidade pela utilização de uma câmera.

Todos os quatro vídeos apresentados contam os seus respectivos roteiros, desenvolvidos e escritos por cada grupo como "técnica/estratégia de trabalho". Abaixo, duas das sínteses apresentadas na última terça-feira (a ordem dos grupos - Grupos 1, 2, 3 e 4 -, como nos posts anteriores, segue a ordem de apresentação):


Grupo 1: Ângela, Hélia, Larissa e Natália
Vídeos "Eu Câmera, Eu Corporalidade, Eu Cidade"

A síntese do grupo tem na sua base um roteiro que priorizava três distintas diretrizes em busca de imagens e corporalidades na cidade: Eu Câmera, Eu Corporalidade e Eu Cidade. Cada uma das diretrizes abarca diferentes grupos e individualidades em uma imagem de apropriação de lugares e diferentes ritmos destes lugares (onde muitas atividades acontecem ao mesmo tempo). Câmera e corporalidade culminam numa reflexão de cidade, onde a experiência de estar de câmera em punho modifica o olhar sobre os lugares registrados a partir de sua dinâmica - apresentada na síntese ao som dos Saltimbancos.

Roteiro:
Definimos três bases para a execução do vídeo e fomos para a Avenida Sete em busca de manifestações que traduzem essas diretrizes.
Eu Câmera, Eu Corporalidade e Eu Cidade.
O “Eu” traduz cada indivíduo participante da cidade.
Eu Câmera: Traduz a incorporação da câmera pelo observador e sua interação com o espaço, registrando seus diferentes ritmos.
Eu Corporalidade: A busca por manifestações e eventos de corporalidade na Avenida Sete.
Eu Cidade: Resultado de Eu Câmera e Eu Corporalidade mostrando a vivência e o dia a dia das pessoas na cidade.

Síntese Grupo 1



Grupo 2: Anderson, Crislaine, Dilton, Felipe, Jarbas, Karolina e Stella
Vídeos "Acrílico" e "Terceira Margem"


A estratégia do grupo era filmar as relações que acontecem em um ponto de ônibus. De uma material "bruto" de filmagem, "sem poesia", saíram dois vídeos distintos, porém complementares: "Acrílico" e "Terceira Margem". O primeiro mostra o ponto de ônibus como ponto fixo dentro da cidade, ou seja, o foco era o ponto "estático"; o segundo, cujo nome faz referência à música "A Terceira Margem do Rio", de Caetano Veloso e Milton Nascimento, mostra a relação do ponto de ônibus com o seu entorno, focando na faixa de pedestre e buscando o registro de diferentes fluxos de "cardumes" que nela transitam em meio aos carros.


Roteiro:
O conceito era filmar as relações que acontecem no ponto de ônibus e em seu entorno. No primeiro filme o foco é o ponto de ônibus do Largo da Piedade, em frente a Igreja da Piedade, que é muito movimentado, muito mais por gente que automóveis, e esta próximo a um grande comércio informal, com uma relação de uso do espaço bem diversificada. O segundo filme foca o cruzamento da Rua do Largo do Campo Grande com Av. Araujo Pinho, também com muito movimento, entretanto, maior de veículos, tornando a travessia de pedestres difícil. Porém, analisando as filmagens depois, fica claro aquela idéia de formação de cardumes, de pontos de onde se é telespectador, e se formam terceiras imagens, discutidas em sala.

Síntese Grupo 2 - 1/2

Síntese Grupo 2 - 2/2


Grupo 3: Daniel, Patrícia, Mélanie e Marina
Vídeos "Avenida Sete: Corpografias, Temporalidades"

Ao imprimir diversas temporalidades na interação do corpo com o espaço, o grupo criou um roteiro que pudesse analisar o ritmo urbano, observando alguns locais antes não observados por ele nas oficinas precedentes. Com a câmera registrando as cenas de modo perpendicular ao fluxo da população, e com o "ritmo" a ser analisado em standby, foram percebidas diferentes situações/condicionamentos entre os corpos, evidenciando uma síntese de vários tipos de movimentos.

Roteiro:
Tensionar CORPO, ESPAÇO e TEMPORALIDADE, a partir de três relações:

1. A relação entre os diferentes espaços, em cada dia;
2. A interação entre os corpos e o espaço, sobrepondo a temporalidade;
3. A relação entre o que chamamos de "tipos corpográficos", fragmentos de corporalidades manifestados por diferentes pessoas, em diferentes espaços e temporalidades.

Síntese Grupo 3


Grupo 4: Carolina Castro, Marina Moreira, Victor Teles, Vinicius Bustani e Vitória Marechal
Vídeo "Mapeando a corporalidade: fotografias dinâmicas"


Ao iniciar a experiência o grupo já tinha em mente as possíveis cenas que encontrariam no local, apesar de lá terem sido surpreendidos com algumas novidades. O que surpreende é a relação da trilha sonora escolhida com as imagens que, além de traduzir a impressão do grupo sobre as cenas, permite ao espectador, por vezes numa mesma cena, diferentes percepções das corporalidades e ambiências registradas.

Roteiro:
O objetivo do trabalho era coletar em 'fotografias dinâmicas' elementos da composição urbana 'encenados' por pessoas que, em seu contexto, traduzissem as idéias de conflito e partilha dentro do espaço público. Direcionamos o olhar para as corporalidades existentes que nem sempre estão evidenciadas na nossa experiência do local.


Síntese Grupo 4

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