domingo, 17 de abril de 2011

AULAS 8 e 9 (PARTE 1: RELATOS OFICINA 3)

[AULA 8: 07 de abril/2011, quinta-feira]
Oficina 3 - memórias (Osnildo, João e Felipe)
Trabalho de campo

Conforme cronograma da disciplina, a aula do dia 07 de abril/2011 aconteceu em campo. Os alunos, divididos em grupos, deveriam apreender o espaço urbano sobre o tema global "Memórias (Lugar)", a partir das discussões geradas e indicações sugeridas na última aula. Estas "apreensões" poderiam se dar de forma livre, onde cada grupo pudesse,  com a colaboração da população, construir uma imagem de lugar a partir das memórias urbanas existentes na Avenida Sete. Na aula seguinte, antes do início da Oficina 4, cada grupo relatou sua experiência.

[AULA 9: 12 de abril/2011, terça-feira]- PARTE 1
Oficina 3 - Apresentação grupos 3
Oficina 4 - experiência de apreensão 4 - imagens
(Xico Costa) - Discussão textos 4

Na primeira parte da aula, os alunos, divididos em quatro grupos, relataram suas experiências em campo. Baseados nas discussões geradas e nas indicações sugeridas no início da Oficina sobre Memórias, a apreensão que tiveram do espaço urbano se deu, como na Oficina 2, prioritariamente por abordagens junto da população.

Abaixo, três das sínteses apresentadas:

Grupo 1: Daniel, Marina, Melanie, Patrícia
Piedade, 2 de Julho e Campo Grande

A tática utilizada pelo grupo foi a captação de som em determinados pontos da Avenida Sete. Com o objetivo de evidenciar o que aqueles sons remetia às memórias daqueles lugares, o grupo utilizou como abordagem a conversa com a população por intermédio de um fone de ouvido. Com este equipamento, várias hipóteses e sensações foram levantadas, e a experiência foi sintetizada em um vídeo, disponível on-line, apresentado em Atelier pelo grupo.

Síntese Grupo 1



Grupo 2: (a) Marina, Vitor, Karol Naves e (b) Carol
Castro Alves, São Bento, São Pedro, Piedade, Campo Grande, Vitória, Largo da Vitória, Ladeira da Barra, Barra


O grupo apresentou duas experiências, pois se dividiu em dois (a e b).


A abordagem "a" buscou, a partir da pergunta Qual é a idade desta pessoa?, buscar junto da população uma idade para os lugares da Avenida Sete que percorreram. Como resultado, foi apresentada uma "sincronia" de cidade que, de acordo com as respostas que obtiveram em campo, envelhece a partir de formas e ritmos diferentes, numa sugestão dos aspectos que cada lugar corresponde às vivências da população. Foram entrevistadas a média de 5-10 pessoas por lugar. A síntese reúne uma idade mínima e uma máxima para cada lugar. É possível fazer o download do arquivo em .pdf que contém a apresentação na íntegra:
http://www.4shared.com/document/FKe6qKS7/memria_-_a_idade_da_av_7.html




Síntese Grupo 2 (a) - 1/2
 Na ordem do percurso, gráfico das idades dos lugares sugeridas pelos entrevistados

 Síntese Grupo 2 (a) - 2/2
Do lugar mais jovem ao mais antigo, gráfico das idades dos lugares sugeridas pelos entrevistados
(Sugere-se comparação com a real ordem de ocupação territorial destes lugares)



A abordagem "b" buscou, a partir de fotografias, buscar materializar as lembranças, memórias/identidades que cada lugar percorrido representava para os entrevistados. A intenção inicial era de os próprios entrevistados fizessem os registros fotográficos, mas alguns deles não se sentiram muito à vontade para tal atividade, elucidando a idéia de a lembrança de determinados jamais pudesse ser registrada mediante aos fatores externos da "imagem", componentes do espaço urbano.

 Síntese Grupo 2 (b) - 1/3

 Síntese Grupo 2 (b) - 2/3

Síntese Grupo 2 (b) - 3/3


Grupo 3: Jarbas, Anderson, Felipe, Dilton, Crislaine (+ Karol Naves)
Campo Grande - Castro Alves

Inspirados no desconexa sobreposição/desconcordância de áudio e vídeo do filme Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, a intenção do grupo foi procurar e capturar diferentes sons e editá-los em um vídeo com imagens do filme "8 e meio", de Federico Fellini, buscando "memórias não usuais". Cada som capturou a memória daquele momento atual/recente. Assim, o grupo intenciona dar ao expectador o exercício de pensar em numa memória, mostrando que a memória do lugar pode ser criada a partir de sua própria experiência.

Síntese Grupo 3



Grupo 4: Stella, Hélia, Angela, Larissa e Natália
Barra

O grupo encontrou no Instituto Mauá o seu principal interlocutor sobre as memórias do lugar "Barra": um dos funcionários, que baseou uma memória anterior e outra posterior ao turismo na cidade - para ele, a memória tem uma ligação importante com a história do lugar, à natureza e aos efeitos naturais daquele espaço (paisagem natural). Um outro entrevistado relacionou questões mais sensoriais à memória, como "lugar gostoso", "boa temperatura da água", "aqui dá pra fazer atividade física", etc.

 Síntese Grupo 4 - 1/2

Síntese Grupo 4 - 2/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário