sexta-feira, 8 de abril de 2011

AULA 7 (PARTE 2: INÍCIO OFICINA 3)

[AULA 7: 5 de março/2011, terça-feira] - PARTE 2
Oficina 2 - Apresentação grupos 2
Oficina 3 - experiência de apreensão 3 - memórias
(Osnildo, João e Felipe) - Discussão textos 3


O início da Oficina se deu com a problematização acerca do Urbanismo Contemporâneo e sua relação com a Cidade Contemporânea e o espaço urbano, partindo do que constitui o panorama da sociedade atual. Para ilustrar esta problemática, reproduzimos os três primeiros trechos do documentário Por uma outra globalização, vídeo cujo título é homônimo ao conhecido livro do geógrafo brasileiro Milton Santos. Abaixo, uma síntese do que foi debatido - debate suportado por temas acerca do "lugar" e da "memória" (urbana).

_INTRO
- A cidade contemporânea é cenário do sensível, de trocas entre o corpo e o espaço público, onde entra o tema geral da disciplina: Partilha e conflito no espaço público.
- Entretanto, na sociedade contemporânea vê-se a constante perda do sensível a partir dos meios de comunicação em massa. Trata-se da globalização, da espetacularização (o que o situacionista Guy Debord chama de A sociedade do espetáculo).
- Pelas reentrâncias do espaço público, descortinam-se realidades de variados e diferentes tempos e espaços.
   
_LUGAR
- Desmistificar a ideia de lugar como o puramente localizado ou espaço físico, como o fazem muitos autores que costumam reger os planos urbanísticos.
- O lugar pode ter mais de um endereço, não existindo sozinho e dependendo do resto.
- Os lugares se definem por sua densidade informacional, cuja função os caracteriza e os distingue: são experiências, fatos e relações estabelecidas que levam a um “lugar praticado”. Ou seja, o lugar tem alma.

_MEMÓRIA
- O lugar é reconhecido pela experiência que se tem com ele, ou seja, a memória é o elemento essencial da identidade de um lugar.
- Experiência individual e coletiva. A memória das cidades deve ser coletiva.

_CAMPO
Ao final da aula, foi indicado que os alunos fossem à campo na aula seguinte para:
- Descobrir lugares, desbravar a Avenida Sete de Setembro. Cada equipe busca uma estratégia, como apreensão por meio de cartografia, buscando informações complementares da população por meio da atividade de sua própria memória (rememoração coletiva, promovendo a narração do espaço urbano).

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