sexta-feira, 8 de abril de 2011

AULAS 6 e 7 (PARTE 1: RELATOS OFICINA 2)

[AULA 6: 31 de março/2011, quinta-feira]
Oficina 2 - entrevistas (Eduardo)
Trabalho de campo

Conforme cronograma da disciplina, a aula do dia 31 de março/2011 aconteceu em campo. Os alunos, divididos em grupos, deveriam apreender o espaço urbano a partir de uma questão sugerida pelo professor Eduardo na aula anterior: o que faz deste lugar um lugar. Na aula seguinte, antes do início da Oficina 3, cada grupo relatou sua experiência.


[AULA 7: 5 de março/2011, terça-feira]- PARTE 1
Oficina 2 - Apresentação grupos 2
Oficina 3 - experiência de apreensão 3 - memórias
(Osnildo, João e Felipe) - Discussão textos 3


Na primeira parte da aula, os alunos, divididos em quatro grupos, relataram suas experiências em campo. Baseados na questão o que faz deste lugar um lugar, a apreensão que tiveram do espaço urbano se deu prioritariamente por entrevistas orais com a população. Abaixo, a síntese que cada grupo apresentou:

Grupo 1: Piedade, 2 de Julho e Campo Grande


1) Abordagem: estabelecer relação de igualdade; não se identificar
2) Experiência: a conversa com a população
3) Reflexão: a questão o que faz deste lugar um lugar dificultou a resposta, como se tivesse sido criada uma barreira entre os alunos e a população


   Síntese Grupo 1 (1/2)

Síntese Grupo 1 (2/2)


Grupo 2: Piedade, Av. Sete, Forte São Pedro e Campo Grande

O grupo definiu sua abordagem à população como "mais técnica". A população, por sua vez, achava que a pergunta a que deveriam responder era o que você acha desse lugar? Por vezes o grupo se identificava para, eventualmente, destruir a barreira criada no início da abordagem.

Síntese Grupo 2


Grupo 3: Campo Grande

A abordagem do grupo junto à população foi "livre": nem sempre o grupo fazia as abordagens com todas as suas integrantes.

Síntese Grupo 3


Grupo 4: Castro Alves, Piedade, Campo Grande, Corredor da Vitória e Largo da Graça

O grupo se dividiu em algumas duplas. Uma delas, por exemplo, optou por fazer perguntas secundárias no primeiro contato com os entrevistados, a fim de conseguir obter uma resposta global com mais êxito. 



Síntese Grupo 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário