domingo, 3 de julho de 2011

AULA 28: SEMINÁRIO SÍNTESE CARTOGRAFIAS

[AULA 28: 21 de junho/2011, terça-feira-feira]
Seminário Apresentação Sínteses das Cartografias

Neste seminário, cada grupo apresentou suas sínteses com relação às cartografias desenvolvidas. As sínteses tiveram como base análises e conclusões resultantes dos cruzamentos verticais de informação, ou seja, foram cruzadas as informações pertinentes ao quadrado de cada grupo, em busca de uma questão que problematizasse as análises.

O Grupo 1 acentuou a relevância do indicador Segurança na sua área, cujo potencial e problemáticas resultram de alguns consensos da população quando à permanência do lugar: um sentimento de segurança com o "turismo" diurno e outro de menor segurança com a imagem e sensação de "criminalidade" característica da noite. O Grupo 2 sintetizou sua área como a de concentração das maiores faixas de renda em relação a todos os quadrados, com exceção de algumas áreas não mapeadas na cartogradia tradicional de Renda. Este seria o único quadrado sem uso comercial e notadamente quase sem espaços públicos. Com a sobreposição das cartografias, ressaltaram-se vale e cumeada marcantes, onde, apropósito, as vias de transporte acomodam-se no desenho da topografia. Relacionando a topografia local com a leitura do livro "Quando a rua vira casa", o grupo distinguiu na avenida principal (cumeada) o caráter de "rua" do caráter de "via expressa" da avenida de baixo (vale).

Já o Grupo 3 destaca os contrastes marcantes de sua área: alta e baixa rendas com o grande caráter comercial e residencial. A partir de um "diagnóstico", o grupo concluiu a diferença ou não-relação de dois indicadores: muvuca e densidade, onde o primeiro estaria mais relacionado com o transporte e o uso do espaço público do que com a concentração de uso do solo. A Muvuca, portanto, caracteriza a área do quadrado 3 como o mais heterogêneo da Av. Sete. Vale lembrar que na análise da área do quadrado, ao segmentá-lo em partes, a compreensão da cidade poderá ter ficado comprometida. O Grupo 4 identificou a presença de três grandes homogêneos nas sub-áreas do seu quadrado, dentre eles a demarcação de uma "ilha" na região peculiar da Praça da Sé, caracterizando-a como turística e de "muvuca", inclusive durante a noite - cuja percepção alteraria a demarcação de "uso" da cartografia tradicional: em sentido radial, após a ilha seriam encontrados o entorno imediato e, conseqüentemente, as residências. Outro fator ressaltado foi o potencial comercial da região do Comércio, na baixa (região portuária).

Todas as sínteses estão disponibilizadas aqui para download.


Seminário de apresentação das sínteses das cartografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário