sábado, 9 de julho de 2011

WORKSHOP: DIA 4 + AULA 33 ATELIER

[WORKSHOP - DIA 4: 07 de julho/2011, quinta-feira] 
9hs Encontro em frente ao Gabinete Português de Leitura
Experiência diurna coletiva Piedade (45 mins)
10.30hs - PPG-AU/FAUFBA
Sessão coletiva de retato e debate sobre a experiência na Piedade
15hs 
Breves percursos com alguns dos intelocutores escolhidos pelos grupos do Atelier 5 
17.30hs - Atelier 5/FAUFBA 
Sessão coletiva de retorno, relato e debate sobre os percursos realizados

Nos encontramos logo cedo no mesmo local do percurso anterior, em frente ao Gabinete Português de Leitura. Era a vez do percurso diurno na Piedade. Agrupados, tivemos mais ou menos o mesmo tempo de 30 minutos para experimentar e sentir as diferentes ambiências do local, em meio à "muvuca" característica desse trecho da Av. Sete. As equipes puderam explorar, contudo, também as adjacências da Praça da Piedade, registrando o que encontravam pelo percurso. Em seguida, nos reunimos novamente em uma das salas do PPGAU (FAUFBA) para os relatos das impressões - que seriam sintetizadas para apresentação no último dia de atividaes.

 Experiência diurna coletiva na Piedade e sessão coletiva de relatos e debate sobre a experiência
 
[ATELIER - AULA 33]

A atividade do workshop na parte da tarde foi novamente vinculada à aula de atelier. Dessa vez, o objeto era que os alunos (e mais alguns participantes do workshop, que se "agruparam" para poder participar da experiência), divididos nos mesmos grupos das oficinais e cartografias de atelier 5, fossem a campo, retomando a experiência de percepção do espaço com a mediação dos interlocutores. Foi quase impossível entrar em contato com os mesmos interlocutores da segunda etapa das cartografias*, por isso a maioria dos entrevistados - se não todos - foram abordados no momento dos percursos. De um modo geral, os interlocutores foram bastantes solícitos, e as entrevistas tiveram durações em torno de 2min, 5min e até 10min. Antes da apresentação dos relatos, contudo, as equipes se reuniram no próprio atelier para sistematizar algumas tópicos levantados pela equipe francesa: 1. Qual o contexto das experiências/entrevistas?, 2. Três temas maiores. e 3. Uma anedota curta.

 Breves percursos com alguns dos intelocutores escolhidos pelo grupo do quadrado 3 (Atelier 5)

Participei do grupo responsável pelo quadrado 3; e acho interessante relatar brevemente a apresentação da nossa experiência. Diria que o contexto foi amigável, pois a maioria das pessoas abordadas cooperou, ou seja, concordou ser entrevistada e concordou que gravássemos suas falas. Ao mesmo tempo que acompanhávamos seus passos e ritmos, talvez a quantidade de integrantes do grupo - que esteve junto em todos os momentos - tenha intimidado de certa forma alguns dos interlocutores em determinados momentos, talvez até fazendo com que desviassem de seus percursos. Notamos que na região da Piedade um dos lugares-ímãs, de "foco" ou pólo de atração fosse o Shopping Center Piedade. Questionados sobre a presença e permanêcia de comerciantes ambulantes na área, os interlocutores verbalizaram que, apesar de que aqueles "atrapalham", de certo modo, a circulação, esses realizavam e compreendiam, por outro lado, a sua posição e necessidade de trabalho.

Sessão coletiva de retorno, relato e debate sobre os percursos realizados


Seria interessante que os alunos que lerem esse post - especialmente os integrantes dos demquas quadrados (1, 2 e 4) - fizessem comentários e reforçassem suas experiências no percurso, transcrevendo para cá o que sintetizaram na apresentação em sala de aula, e enviando também fotos para ser postadas aqui no blog.

*Atividade de atelier - para conferir o processo realizado anteriormente em atelier ver AULA 21, AULA 24, e as próprias cartografias 2: apreensão moradores/interlocutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário