quarta-feira, 6 de julho de 2011

WORKSHOP: DIA 1


[WORKSHOP - DIA 1: 04 de julho/2011, segunda-feira]
9hs - Encontro em frente ao Gabinete Português de Leitura
Percurso a pé pela Avenida 7 da Piedade até o Porto da Barra (passando pelo Campo Grande)
15hs - PPG-AU/ FAUFBA
Apresentação pela equipe francesa da pesquisa anterior PIRVE e da pesquisa atual MUSE. Apresentação da metodologia da pesquisa e do workshop
19hs - Encontro na frente da Praia dos livros (sebo) 
Experiência noturna coletiva Porto da Barra (45 minutos) imediatamente depois, relato da experiência (no próprio local)


Caros todos,

na segunda-feira teve início do workshop realizado pelo Laboratório CR CRESSON CNRS - França em parceria com o Laboratório Urbano (PPG-AU/UFBA). Nos encontramos logo pela manhã em frente ao Gabinete Português de Leitura, e a primeira atividade do dia foi um percurso pela Avenida Sete de Setembro - com início na Praça da Piedade e término no Porto da Barra. A equipe francesa nos surpreendeu com a proposta de, em duplas, fazermos um passeio guiado: um integrante usaria uma venda nos olhos e o outro seria o seu guia. O interessante da proposta era justamente aguçar outros sentidos que não a visão. Nos atentaríamos mais ao teto, conflitos corporais, odores, tato (especialmente nos pés). Fizemos uma parada no Campo Grande, onde, brevemente, relatamos em grupo as experiências - especialmente sobre aquelas de quem estava vendado. Foi então que as duplas trocaram de papel e o percurso seguiu até o Porto da Barra, passando pelo (corredor da) Vitória e Ladeira da Barra. Lá nos reunimos mais uma vez para a segunda parte dos relatos.

Percurso a pé pela Avenida 7 da Piedade até o Porto da Barra (passando pelo Campo Grande)
(As quatro fotos de baixo foram extraídas do blog http://affadisation.wordpress.com)
 
Na parte da tarde, nos reunimos no PPGAU/FAUFBA para a apresentação feita pela equipe francesa das metodologias das pesquisas PIRVE E MUSE. A primeira, já concluída, tratou da questão do pedestre em relação em espaço urbano e a asseptização dos espaços, tendo como campo três cidades (francesa, brasileira e canadense). A segunda, em desenvolvimento, é uma parceria entre laboratórios de vários países, e buscará compreender quais as formas de vida e moblidade na cidade pacificada. Esta dividida, portanto, em trabalho de campo (2011), seminários (2012), exposição (2013) e colóquio (2014). É nesta pequisa que se insere o workshop em andamento esta semana como ferramenta de percepção do espaço urbano, cuja metodologia de pesquisa o divide em duas fases: 1) fazer corpo (caminhadas urbanas coletivas), ganhar corpo (compartilhar em grupo as experiências) e dar corpo (registro e recolha de desenhos e objetos colhidos em campo); 2) fazer corpo (caminhadas informadas - com interlocutores), ganhar corpo (análise das entrevistas, feitas pela equipe francesa) e dar corpo (continuação do blog desenolvido pela equipe francesa - base para exposição em 2013).

Apresentação pela equipe francesa da pesquisa anterior PIRVE e da pesquisa atual MUSE. Apresentação da metodologia da pesquisa e do workshop
 
A última atividade do dia foi o primeiro percurso (noturno) da primeira das duas áreas da Av. Sete a serem estudadas: o Porto da Barra. Em quatro equipes, tivemos cerca de 30 minutos para sentir as diferentes ambiências do local, registrando-as como melhor convinha. Em seguida, nos reunimos todos na balaustrada do Porto para os relatos de cada equipe.

Experiência noturna coletiva Porto da Barra (45 minutos) imediatamente depois, relato da experiência (no próprio local)
(As duas primeiras fotos de cima foram extraídas do blog http://affadisation.wordpress.com)

 Conforme postado aqui anteriormente, a equipe francesa gerou um blog onde tem colocado relatos, imagens e vídeos das atividades (em francês). Para contribuir na (com)partilha do que vem acontecendo nas atividades, serão colacados relatos e também algumas imagens-síntese aqui no blog. Vale lembrar que o cronograma do workshop, postado anteriormente, sofreu alterações na segunda-feira de noite, mas já está atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário