domingo, 3 de julho de 2011

AULA 31: SEMINÁRIO SÍNTESE CARTOGRAFIAS E OFICINAS

[AULA 31: 30 de junho/2011, terça-feira]
primeira parte: reunião de grupos
segunda parte: Seminário Apresentação Sínteses Cartografias e Oficinas

Neste seminário, cada grupo apresentou suas sínteses com relação às cartografias desenvolvidas, cruzando-as com as experiências obtidas nas oficinas desenvolvidas no início do semestre. As sínteses tiveram como base análises e conclusões resultantes dos cruzamentos verticais e horizontais de informação, ou seja, foram cruzadas as informações pertinentes ao quadrado de cada grupo e a sua relação com toda a Av. Sete. Destas análises, surgiram novas idéias de cartografias. Das sínteses que priorizaram o cruzamento vertical (grupos 1 e 3), extraíram-se argumentos em debate para a ilustração e composição das informações não mostradas/análisadas em novas imagens-síntese.


Em breve, todas as apresentações estarão disponibilizados aqui para download.
A apresentação do Grupo 3 acompanha os três vídeos apresentados pela equipe anteriormente nas oficinas: Acrílico, Terceira Margem e Audiovídeo.

 
Seminário de apresentação das sínteses das cartografias e oficinas

Grupo 1: algumas palavras-síntese da primeira oficina, "Derivas", seguiram o grupo na percepção do seu quadrado (Barra). Houve, contudo, forte análise da distinção de duas grandes áreas: a separação dos pontos turísticos locais (espaços de uso público) e das áreas residenciais (espaços de uso privado). Essa característica é confirmada com os vídeos desenvolvidos nas oficinas 4 e 5. Como conlusão, surge a palavra fronteira. Aonde estaria, portanto, os limites? Como o grupo apresentou apenas as "fronteiras" do seu quadrado, ficou como pendência completar toda a cartografia, incluindo a mesma análise nos demais quadrados faltantes - delimitando, inclusive, a localização da Av. Sete.

Cartografia-sintese Grupo 1: Fronteiras

Grupo 2: as palavras que o grupo trouxe para as atividades das cartografias estavam presentes no seu quadrado desde as oficinais 3, 4 e 5, especialmente sobre os sons dos espaços e as memórias coletivas. A síntese feita pelo grupo destacou, a partir da sobreposição das cartografias, a evidência de palavras resultantes das oficinais em determinados trechos da Av. Sete. Destacou-se também, por conseqüência, três trechos (espaços configurados) da Av. Sete onde havia maior predominância da sobreposição das cartografias (não foram incluídas na sobreposição as cartografias tradicionais), os quais eram segmentados por dois grandes hiatos: ladeira da barra e Forte São Pedro. Esses hiatos, apresentados e evidenciados, foram encarados como Limites e Desvios do percurso da Av. Sete, e buscou-se na exposição/debate chegar a conclusões sobre os possíveis motivos que geram esses hiatos, como o caráter físico que apresentam.

 Cartografia-sintese Grupo 2: Hiatos e Desvios

Grupo 3: o indicador Muvuca sempre esteve presente na análise do quadrado 3, na sensação de movimento e ruído gerada pela área. Por outro lado, a relação do transporte e uso continua a ser evidente, desde o seminário anterior, problematizando agora a diferente de escalas entre os uso feito por pedestres e os automóveis. Levantou-se, portanto, a questão do conflito de escalas e/ou outras variantes presentens na área, sendo que a apropriação da rua, feita pelas pessoas, é que determina o estado de muvuca.

Cartografia-sintese Grupo 2: Apropriação

Grupo 4: o indicador de uso misto figura praticamente em todos os quatro quadrados. A análise de partilha e conflito no espaço público identificou intensa multiplicidade de corporalidades e ambiências na Av. Sete. A síntese dessa nova cartografia proposta, "Ambiência do Misto", é que a extensão do que é pupularmente conhecido como Av. Sete, seria caracterizada então uma ambiência do misto, uma vez que é dotada de grande potencial comercial, o que difere da análise cartográfica tradicional de uso do solo.

 Cartografia-sintese Grupo 4: Ambiência do Misto

Nenhum comentário:

Postar um comentário